SECRETARIA_AGRICULTURA_2

TECNOLOGIA

TECNOLOGIA EPAGRI

Conceito de tecnologia assumido pela Epagri

Tecnologia é um produto da ciência inédito, adaptado ou aperfeiçoado que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas para a resolução de problemas ou a geração de oportunidades, resultando em melhorias e em efetivo ganho de qualidade, desempenho e/ou sustentabilidade.

TECNOLOGIA EPAGRI

Certificação

Finalizado o seu processo de desenvolvimento, nossas tecnologias são submetidas pelos seus criadores ao Comitê Permanente de Certificação de Tecnologias do Núcleo de Inovação Tecnológica da Epagri para sua apreciação. Uma vez certificadas, passam a integrar o nosso catálogo disponível ao público externo.

CATEGORIAS

Cultivar gerado e registrado

Variedade de qualquer gênero ou espécie vegetal superior, gerada e registrada pela Epagri, que seja claramente distinguível de outros cultivares, que seja homogênea e estável quanto aos descritores através de gerações sucessivas, bem como a linhagem componente de híbridos. Exemplos: SCS378 Galega - cultivar de cebola, SCS122 Miura - cultivar de arroz irrigado e SCS205 Riqueza - cultivar de feijão.

Equipamento

Máquina, implemento, ferramenta ou instalação desenvolvida, adaptada ou aperfeiçoada pela Epagri e indicada para uso em atividades agropecuárias ou pesqueiras. Exemplos: Equipamento para plantio direto de cebola, plataforma automatizada de monitoramento de colmeias e desagregadora de mexilhões.

Estirpe

Cepa de microrganismo isolada, identificada, caracterizada e selecionada pela Epagri e indicada para a atividade agropecuária e agroindustrial. Exemplos: rizóbio para trevo branco e trevo vermelho.

Insumo

Produto de origem orgânica, biológica ou química desenvolvido, adaptado ou aperfeiçoado pela Epagri e indicado para uso em atividades agropecuárias e agroindustriais. Exemplos: produto de controle biológico, fertilizante, corretivo, remineralizador, substrato, inoculante, ração, vacina, meio de cultura e soro.

Prática agropecuária ou aquícola

Etapa de um processo produtivo que apresenta vantagem, social, econômica ou ambiental, na forma de produzir determinada cultura ou criação. Exemplos: preparo do solo, adubação, poda, controle de pragas, controle de doenças e controle de enfermidades de animais.

Processo agroindustrial

Procedimento inédito, adaptado ou aperfeiçoado utilizado para a agregação de valores e/ou geração de produtos a partir de matérias-primas provenientes da agropecuária e da pesca. O processo agroindustrial é uma etapa de um sistema. Exemplos: processo para produção de bebidas, alimentos, embutidos e embalagens.

Sistema para produção agropecuária, aquícola ou industrial

Conjunto de etapas de um sistema para produção vegetal, animal e agroindustrial. Exemplos: monocultivo de tilápia em viveiro escavado, produção de cebola em sistema orgânico, sistema de plantio direto, sucessão ou consorciação, sistema integrado de produção agropecuária e sistema automatizado para a produção de compostos biofertilizantes.

Mapeamento/zoneamento

Desenvolvimento, aprimoramento e aplicação de novos procedimentos para mapeamento e/ou zoneamento de atividades agropecuárias com vistas ao desenvolvimento rural, ganho de produtividade, qualidade e proteção dos recursos ambientais.
- Mapeamento: Procedimentos geodésicos, fotogramétricos, cartográficos e de sensoriamento remoto, para a delimitação e classificação de áreas, representadas através de mapas básicos ou derivados, topográficos, geográficos ou temáticos. Exemplos: Mapeamento e delimitação de áreas de cultivo, mapeamento de solos, mapeamento topográfico, mapeamento e delimitação de bacias hidrográficas.

Acesse


- Zoneamento: Processo de identificação e classificação de zonas homogêneas quanto às condições para o desenvolvimento de determinada atividade, com vistas ao incremento da produtividade e da renda agrícola em bases sustentáveis. Exemplos: zoneamento de aptidão climática e zoneamento agrícola de risco climático.

Acesse

Raça/linhagem

Grupo de animais de uma mesma espécie, ou híbrido, com características zootécnicas de interesse comercial fixadas e com ganho genético em relação a seus antepassados, resultante de processo de melhoramento que possam ser transmitidas de maneira uniforme de uma geração para outra. Exemplo: linhagem de Tilápia-do-Nilo GIFT-Epagri SC03.

Software

Programa de computador, website ou aplicativo para dispositivo móvel desenvolvido pela Epagri, que possa ser utilizado na agropecuária e na preservação dos recursos ambientais e que possua código fonte escrito em linguagem de programação ou arquivo executável.
- Programa de computador: ferramenta computacional compatível com os principais sistemas operacionais, composto por conjunto de instruções que descrevem a tarefa a ser realizada pelo computador. Exemplos: AdubaMANÍ-SC: programa para recomendação de adubação da mandioca e HidroClimaSC - Iinformações climáticas e hidrológicas dos municípios catarinenses.

Acesse

- Aplicativo para dispositivo móvel: software desenvolvido para ser instalado em dispositivo eletrônico móvel, como telefone celular, smartphone, smart tv e tablet, disponibilizados aos usuários através de plataformas de distribuição (play store). Exemplos: Epagri Mob e Infoagro.

Acesse

- Website: Endereço eletrônico, acessível através da internet pelos protocolos http, https ou similar, visualizado através de um navegador (browser) podendo conter textos, imagens, vídeos, dados e informações específicas de acordo com o público ao qual é direcionado. Exemplo: Agroconnect - informações agrometeorológicas online e previsão de geadas online.

Acesse

Metodologia

Regras, normas ou procedimentos utilizados para atingir determinado resultado ou conhecimento, que possa ser replicada com exatidão, seja nova ou que apresente vantagem em relação à metodologia padrão. Exemplos: métodos de análise, procedimentos de laboratório, formas de diagnóstico e métodos de pesquisa.
- Metodologias de análise: enquadram-se nesta categoria novos procedimentos laboratoriais, métodos de coleta e análise de dados, diagnósticos e monitoramento.

Acesse

- Modelagem matemática: consiste na representação simbólica da realidade, ou parte dela, por meio de modelos matemáticos, com objetivo de descrever ou prever o comportamento da mesma, podendo ser de natureza determinística, estocástica ou híbrida. Enquadram-se nesta categoria os modelos de base física ou empírica aplicados à simulação hidrológica, meteorológica, hidrodinâmica e outros relacionados à atividade agropecuária e recursos ambientais.
Acesse

- Metodologia de extensão rural e práticas pedagógicas: novos métodos, técnicas de ensino, dinâmica de grupo e outras formas de aprendizagem e difusão, desenvolvidos ou aperfeiçoados pela Epagri, aplicados ao exercício da extensão rural e pesqueira.
Acesse

- Processos administrativos e/ou financeiros: novos mecanismos de gestão aplicados à melhoria de processos e otimização de recursos humanos, financeiros e tecnológicos, baseados em planejamento, organização, liderança e controle.
Acesse

MAPA DAS TECNOLOGIAS EPAGRI

Saiba onde e com o que trabalhamos, incluindo nossos principais produtos e linhas de pesquisa.

Centro de Desenvolvimento de Aquicultura e Pesca - Cedap

Produtos: peixes de água doce | moluscos bivalves | macroalga | pepino do mar.

Linhas de pesquisa:

1) Desenvolvimento de novos sistemas produtivos

2) Controle higiênico-sanitário de moluscos bivalves

4) Mecanização de sistemas de cultivos aquícolas

5) Nutrição de peixes

6) Sistemas de produção de sementes e moluscos

7) Reprodução e alevinagem de peixes de água doce

8) Melhoramento genético de tilápia

9) Sistemas de policultivo, cultivos multitróficos, integrados e consorciados

Estação Experimental de Canoinhas

Produtos: erva-mate, feijão, milho e pastagem.

Temas:

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

SEDE DA EPAGRI

Rodovia Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi
Florianopolis, SC – Brasil – CEP 88034-901
Fone: (48) 3665-5000
CNPJ: 83.052.191/0001-62
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

SEDE DA EPAGRI

Rodovia Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi
Florianopolis, SC – Brasil – CEP 88034-901
Fone: (48) 3665-5000
CNPJ: 83.052.191/0001-62

MÍDIA

Redes sociais